segunda-feira, 1 de junho de 2009

Viver do sonho...


Uma vez disseram-me que a lei da atracção era um mito urbano; que era uma treta pensarmos em energias positivas ou negativas. Negaram por completo a hipótese sequer de poder vir a haver um fundo de verdade.
Verdade ou não, ao fim de uma longa conversa optei por uma tentativa frustrada de fazer ver que as coisas não seriam bem assim:
A pessoa em questão, numa postura agressiva, começou por me dizer que mesmo licenciada e sem trabalho há alguns anos, fazia um pouco de tudo menos aquilo que lhe dava realmente prazer. Ate aqui não percebia porque discordava tanto da minha teoria já que as duas coisas coincidiam na perfeição: Não arranjava trabalho,vivia mal com a vida e não acreditava numa só palavra daquilo que eu estava a dizer.
Ponderei todas as suas palavras: de facto havia muita coisa que não fazia sentido algum. E que mal tem isso? - pensei. os católicos, também não acreditam em Adão e Eva e no entanto esta história mítica serve-lhes de base para sustento daquilo em que acreditam.
Sim, havia um sentido em tudo aquilo, conclui. Pelo menos num ponto: não interessa grande coisa se levamos à letra ou não aquilo que diz a teoria. O que importa é sermos suficientemente inteligentes para filtrar a informação que interessa para podermos usufruir dela.
Assim, das duas uma: acreditamos naquilo que os nossos sonhos nos dizem, vivemos intensamente dentro deles, sempre com um bom sorriso na cara ou estamos condenados a sobreviver infelizes atormentados por aquilo que a vida nos pode trazer de mau, esquecendo por completo aquilo que nos faz realmente viver.
Como consequência da primeira hipótese,corremos seriamente o risco de esta energia poder interceder a nosso favor nomeadamente em alturas de crise, onde toda a ajuda é preciosa dependendo da forma como é interpretada…
Ora se não vivermos de sonhos, que razão nos faz querer sobreviver?

Obrigada á minha irmã marta que me faz, ultimamente adormecer bem disposta…

5 comentários:

  1. A verdade é que quando caimos na realidade, tornamo-nos tristes. Vivemos felizes nos nossos sonhos, enquanto a realidade está além dos nossos sentidos. É rara pelo menos a pessoa que gosta realmente da sua realidade.

    A questão é, sem sonhar, viviamos?
    Obviamente que a resposta é não. Faz parte de nos, tal como falarmos dos outros ou ter necessidade de encontrar problemas onde eles nao existem. Sonhar é o tronco da arvore... Nós só temos de fazer crescer os ramos. E quem sabe, fazer nascer flor...

    ResponderEliminar
  2. Se não sonharmos, porque razão andamos cá???? Sonhar dá-nos força para viver, para acreditar, ou simplesmente para lutar... Lutar seja pelo que for...

    ResponderEliminar
  3. Afinal não sou Poeta... eu a pensar que tinha futuro.
    Lá argumento tenho!!

    ResponderEliminar
  4. Como é que alguém pode atingir o que não conhece.
    Quem não sonha,limita os horizontes e toma decisões com base numa verdade imcompleta.
    Nós somos um todo e quando estamos bem os nossos olhos a nossa expressão facial a nossa postura corporal o nosso discernimento e capacidade de raciocinio fazem com que tudo seja fácil, nessa altura dizem que temos sorte.
    Tu como vencedora sabes que a sorte protege os sonhadores.

    ResponderEliminar
  5. Minha Querida Irmã.... temos um acordo, não podemos deixar ir abaixo quem Amamos, e temos que sorrir para quem está triste e tentar que o nosso sorriso influencie o próximo!!!
    Uma coisa que também aprendi contigo é que as coisas boas atraem mais coisas boas!!!! Como comprovei que isso é verdade, luto todos os dias pela felicidade, nem que seja por momentos e é por isso que tento fazer o que me dizes... adormecer com um sorriso na cara, para acordar bem disposta no dia seguinte! Sempre que precisares de uma ajuda.... estarei cá para dizer uma parvoeira e para rir contigo!!!!!!!

    Mais uma coisa, estas 3 etapas da vida SEMEAR, ESPERAR E COLHER, estão em constante accão, não são estanques e por isso mana, ainda podes estar em qualquer uma delas, depende daquilo que quiseres, depende daquilo que sonhares e depende daquilo em que acreditares!!!!!! Nunca desistas!!!!!!

    Um grande beijinho
    Marta

    ResponderEliminar