domingo, 3 de maio de 2009

"LONGE É SEMPRE UM LUGAR DENTRO DE MIM..."

Uma aventura no Hospital: capítulo 2


Inserido no contexto desta fantástica orquestra das minhas jovens amigas em conjunto com a minha incapacidade de adormecer, sabe-se lá porquê, resolvi escrever este post.

Destacando o facto de ser a primeira vez que me encontro internada, desde que cheguei que senti da parte deste staff um empenho e uma dedicação nunca antes vista em outra parte. Paciência e Solidariedade são as palavras chave. Tentei explorar algumas das razões que fazem estas pessoas darem-se tanto.
Em troca de quê? Será que o seu ordenado paga todo o esforço e dedicação?

Durante a minha permanência fui-me apercebendo de que estas pessoas aprenderam a dar valor a uma coisa muito maior do que aquilo que estamos habituados a pensar : A VIDA

Pensando bem, até faz sentido senão vejamos: que há mais importante do que isso? Perder o autocarro? Sair tarde do emprego? Avariar o carro? Não há dinheiro para pagar o selo?

Mas afinal como podem estas pessoas continuar a dar esperança a estes doentes, muitos deles, sem família, acamados ou sem mais nada?

Como podem estas pessoas continuar a lutar por uma vida que não é a sua, mesmo sabendo que a quem a pertence não o queira fazer?

Que coisa tão importante é esta que faz estes profissionais prenderem os seus doentes a este mundo incansavelmente?


Juro que tentei. Infelizmente, a única semelhança que consigo encontrar entre mim e estas pessoas é o meu pensamento egocêntrico: o que é que me faz sair as 5h40 de casa para fazer umas piscinas?

Já agora, talvez um dia possamos, como estas pessoas dar importância aquilo que realmente a tem.


Obrigada a todo este staff, especialmente a enfermeira Alexandra, que me ajudaram a juntar as peças desta dura realidade.